Projeto

Projeto “Limites e possibilidades para o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior”

 Foto: IPUSP/ Divulgação

Resumo: Esta pesquisa descritiva de caráter exploratório, realizada em quatro etapas, tem como objetivo descrever e analisar os limites e possibilidades para o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior, investigando, dentre outros aspectos, o bem estar subjetivo, os episódios de preconceito e discriminação no ambiente acadêmico, as formas de organização dos estudantes dentro da universidade, o suporte da família. A primeira etapa consistirá no levantamento bibliográfico de artigos, livros, dissertações e teses do campo psi (Psicologia, Psicanálise, Psicologia Social) sobre relações étnico- raciais, programas de ação afirmativa, políticas de permanência estudantil, bem viver e bem-estar subjetivo. A segunda etapa envolve realização de estudo transversal interrompido com aplicação de escala de Bem-Estar Subjetivo junto a estudantes, em três momentos distintos: no início, no meio e ao final do curso de graduação ou pós-graduação, visando identificar tendências nos índices de bem-estar subjetivo ao longo do período de convivência na universidade. Na terceira etapa serão realizadas entrevistas individuais com estudantes negros identificados na segunda etapa. A intenção é apreender aspectos da vivência dos negros no ambiente acadêmico e os elementos que podem contribuir para o bem viver desta população neste ambiente. A quarta etapa envolve a realização de entrevistas em grupo, denominadas de grupos focais, com estudantes negros identificados na segunda e terceira etapas. A intenção é apreender as concepções de bem viver no ambiente acadêmico, como lidam com as situações de preconceito e discriminação vividas neste ambiente e o suporte oferecido por suas famílias para garantia de bem estar e em relação à continuidade dos estudos. A conclusão da pesquisa, por sua vez, envolve a difusão dos resultados produzidos pelo estudo através da realização de seminários na USP, apresentação de trabalhos em eventos científicos e publicação de manuscritos na forma de artigos e capítulos de livro. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto de Psicologia da USP e tem como meta contribuir para a formação de pesquisadores e psicólogos que nas suas várias frentes de trabalho têm sido interpelados pela construção sociocultural das diferenças e desigualdades. 

Palavras chaves: Relações Étnico-Raciais; Estudantes Universitários; Ações Afirmativas; Bem-Viver; Bem Estar Subjetivo; Estudo de Caso. 

Abstract: This exploratory descriptive research, conducted in four stages, aims to describe and analyze the limits and possibilities for the Good-Living of black students in institutions of higher education, investigating, among other aspects, Subjective Well-Being, episodes of prejudice and discrimination in the academic environment, the forms of student organization within the university, the support of the family. The first stage will consist of a bibliographical survey of articles, books, dissertations and theses of the Psychology field (Psychology, Psychoanalysis, Social Psychology) on ethnic-racial relations, affirmative action programs, student assistance policies, Good-Living and Subjective Well-Being (SWB). The second stage involves carrying out a cross-sectional study, with the application of a SWB scale to students, in three different moments: at the beginning, middle and end of the undergraduate or postgraduate course, aiming to identify trends in the indexes of SWB during the period they stay in university. In the third stage, individual interviews will be conducted with black students identified in the second stage. The intention is to understand aspects of the black experience in the academic environment and the elements that can contribute to the Good-Living of this population in this environment. The fourth stage involves group interviews, called focus groups, with black students identified in the second and third stages. The intention is to understand the concepts of living well in the academic environment, how they deal with the situations of prejudice and discrimination lived in this environment and the support offered by their families to guarantee well-being and in relation to the continuity of studies. The conclusion of the research involves the dissemination of the results produced by the study through seminars at USP, presentations in congress and publications. The project will be submitted to the Human Research Ethics Committee of the Institute of Psychology of USP and aims to contribute to the training of researchers and psychologists, who in their various work fronts have been challenged by the sociocultural construction of differences and inequalities. Keywords: Ethnic-Racial Relations; University Students; Affirmative Action; Good-Living; Subjective Well-Being; Case Study.